quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Diferença entre inhame e batata-doce


Inhame e batata-doce são as hortaliças, que muitas vezes são confundidos com o outro. Tem sido observado em algumas regiões, como os Estados Unidos, que as batatas doces são comercializados com o rótulo de inhame. Na verdade, conforme os EUA, Departamento de Agricultura regras, as embalagens com batata doce deve ter uma etiqueta adicional com 'inhame' o termo impresso nele. Todos esses fatores se somam a confusão no público em geral sobre a batata doce e inhame. Tornou-se um equívoco comum que ambos os vegetais são os mesmos e os nomes são usados ​​indistintamente. Vamos descobrir a diferença entre inhame e batata doce.

Inhames vs Batata Doce

Mesmo que os termos batata-doce e inhames são usados ​​como sinônimos, ambos são completamente diferentes vegetais. A confusão entre os dois talvez devido à aparência ligeiramente semelhantes de algumas variedades. A comercialização desses vegetais, utilizando os dois termos acrescenta-se a confusão e agora a maioria das pessoas acreditam que ambos os vegetais são os mesmos. A verdade é que inhame e batata-doce são os vegetais completamente diferentes. A seguir estão algumas das diferenças entre inhame e batata doce.

Diferença Botânico: inhame e batata-doce pertencem a duas famílias de plantas completamente diferentes. Enquanto inhame pertencem ao gênero Dioscorea da família Dioscoreaceae, batata-doce (Ipomoea batatas) são classificados como um membro do género Ipomoea e Convolvulaceae família. Enquanto inhame pode ser relacionado com lírios e ervas, batata-doce pode ser remotamente relacionados às batatas. As batatas doces são também referidos como "morning glory tuberosa", como a família incluem flores do jardim chamado glórias da manhã.

Diferenças na forma e tamanho: Você também pode distinguir entre inhame e batata-doce, verificando a forma eo tamanho do vegetal. A diferença entre inhame e batatas doces reside na sua aparência também. Enquanto a batata-doce têm a pele fina e lisa, inhame possuem pele grossa e áspera, o que pode ser escamosa também. A pele de inhame se assemelha a casca das árvores. No que respeita à forma está em causa, batatas doces têm extremidades ligeiramente cónicos e são comparativamente curto e stubby. A maioria dos inhames são cilíndricos e longo prazo, mas algumas variedades têm uma forma redonda, como uma tigela grande. Inhames pode crescer tão grande e longa que às vezes atinge um comprimento de cerca de sete pés e muito mais.

Diferença de cor: A diferença entre inhame e batata doce pode ser efectuada a partir da cor da vegetal. A cor da pele varia de inhame entre marrom ao preto, enquanto no caso da batata-doce, que pode ser amarelo pálido, amarelo alaranjado, vermelho ou roxo. Enquanto a carne de inhame pode ser off-white, amarelo pálido, roxo ou vermelho na cor, a cor da polpa da batata doce é amarelo claro em quase todas as variedades, exceto a laranja um, que tem uma carne cor de laranja. A cor da carne de ambos os vegetais podem variar de acordo com a variedade.

Diferença de sabor e textura: inhame e batata doce diferença está no sabor e textura também. Enquanto as batatas doces são doces de sabor (laranja entes pele ser mais doce do que o amarelo pálido), inhame são mais amido do que doce. Você pode sentir a diferença entre inhame e batata-doce, enquanto o consumo desses vegetais. Enquanto a batata-doce se sentir mais úmido (um amarelo pálido é ligeiramente friável também) na textura, inhames têm uma textura seca.

Agora você sabe a diferença básica entre inhame e batata-doce, que pode ser decifrado a partir das características físicas e gosto desses vegetais. Diz-se que, inicialmente, apenas a variedade suave e de pele escura de batata-doce foram cultivadas nos Estados Unidos e dos escravos africanos usados ​​para chamar estes vegetais, inhame, como eles se assemelhavam aos inhame reais de África. Assim, quando as variedades rígidos com a pele pálida foram introduzidos, houve uma confusão. Isto levou aos primeiros doces e de pele escura a ser denominado como inhame e do participante último como batata-doce. No entanto, a confusão continua. Mas agora você pode facilmente distingui-las com a ajuda das informações prestadas acima.

Um comentário:

  1. Tenho andado á procura disto.
    Bastante esclarecedor.Obrigado

    ResponderExcluir